Edital 2017

UFRJ – Instituto de Matemática
Programa de Pós-graduação em Estatística
www.dme.ufrj.br

Edital do processo seletivo de candidatos para o Mestrado e Doutorado em estatística Turma 2017-1
EDITAL N°150 DE 2016

O Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estatística do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições e em cumprimento da decisão da Coordenação do Programa, em conformidade com os termos do Regulamento do Programa, de acordo com as exigências das Resoluções CEPG/UFRJ 01/2006 e 02/2006, torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas ao Processo Seletivo para os Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Estatística para entrada no primeiro semestre letivo do ano de 2017 conforme os itens 1 a 12 do presente edital.

  1. São oferecidas 20 vagas para o Mestrado e 10 vagas para o Doutorado em Estatística, não havendo, porém obrigatoriedade de preenchimento de todas as vagas.
  2. O sítio oficial do Programa de Pós-Graduação em Estatística tem como endereço eletrônico: www.dme.ufrj.br. Todas as etapas referentes ao processo seletivo de candidatos à admissão para o Mestrado e Doutorado em Estatística, turma 2017-1, locais de realização das provas e entrevistas, resultados, bem como quaisquer outras informações serão ali divulgadas.
  3. As inscrições para o processo seletivo de candidatos à admissão para o Mestrado e Doutorado em Estatística, turma 2016, estarão abertas de 01 de outubro até 15 de novembro de 2016. As inscrições realizar-se-ão através do encaminhamento de documentos, obrigatórios e indispensáveis para homologação da candidatura, à Coordenação da Pós-Graduação em Estatística (ver itens 6, 7 e 8 deste edital).
  4. O processo seletivo de candidatos à admissão para o Mestrado e Doutorado em Estatística, turma 2017-1, será conduzido por uma Comissão de avaliação composta por três docentes e devidamente indicada e aprovada pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Estatística. Esta comissão atuará como banca examinadora.
  5. O processo seletivo de candidatos à admissão para o Mestrado e Doutorado em Estatística, turma 2017-1, será constituído de três etapas distintas, eliminatórias e classificatórias, definidas a seguir:
    Etapa 1- Exame da documentação e avaliação de currículo: Esta etapa é obrigatória para todos os candidatos. Nela os candidatos podem ser eliminados, aprovados, ou selecionados para passar para a etapa 2.
    Etapa 2 – Exame teórico escrito.
    Esta etapa é obrigatória apenas para os candidatos selecionados na etapa 1. Nela os candidatos deverão demonstrar aptidão em conteúdos introdutórios de Probabilidade (descritos no anexo I) por meio de exame escrito a ser realizado no dia 15 de fevereiro de 2017 às 10hs. Com o resultado do exame os candidatos podem ser eliminados ou selecionados para uma entrevista (etapa 3).
    Etapa 3 – Exame Oral: Esta etapa é obrigatória apenas para os candidatos indicados para essa etapa ao final da etapa 2 caso tenham dela participado. Nele os candidatos serão argüidos pela banca examinadora, sobre temas referentes à aptidão para desenvolvimento de estudos de pós-graduação. O exame será baseado na trajetória profissional e acadêmica do candidato (constantes do curriculum vitae), bem como questões teóricas referentes ao exame escrito (etapa 2) realizado. O exame oral será realizado em 16 de fevereiro de 2017. Após esta etapa os candidatos podem ser eliminados ou aprovados.
  6. Os documentos aos quais se refere o item 3 são os seguintes (subitens a seguir):
    a) Formulário de Inscrição disponível em arquivo editável na página www.dme.ufrj.br, no menu “Seleção”, sub-menu “Formulários & Informações”;
    b) cópia do comprovante de conclusão dos cursos de graduação (diploma ou certidão de conclusão, caso a expedição do diploma se encontre em andamento;
    c) cópia do comprovante de conclusão dos cursos de mestrado para candidatos ao doutorado (diploma ou certidão de conclusão, caso a expedição do diploma se encontre em andamento);
    d) cópia do histórico escolar oficial do curso de graduação;
    e) curriculum vitae em formato livre;
    f) uma foto 3×4;
  7. 7. Os documentos obrigatórios relacionados no item 6, deverão ser encaminhados à Coordenação da Pós-Graduação em Estatística da UFRJ, até 15 de Novembro de 2016, eletronicamente ou via postal. Em caso de encaminhamento eletrônico, candidatos ao mestrado devem enviar a documentação através de uma única mensagem eletrônica para o endereço de e-mail mscestufrj2017@gmail.com; candidatos ao doutorado devem enviar a documentação através de uma única mensagem eletrônica para o endereço de e-mail dscestufrj2017@gmail.com. Em caso de encaminhamento por via postal, serão desconsiderados os documentos cuja data de postagem seja posterior ao encerramento do prazo estabelecido neste item.
  8. A banca examinadora homologará as inscrições dos candidatos no processo seletivo que procederem ao encaminhamento dos documentos relacionados no item 6, dentro do prazo estabelecido no item 7, atendendo corretamente a todas as exigências estabelecidas no presente edital. No ato da homologação das inscrições, também se dará a etapa 1 do processo de seleção.
  9. Para aqueles indicados para o exame teórico na etapa 1, a banca examinadora atribuirá um grau para a etapa 2 do processo seletivo, em escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez). Serão considerados aprovados na etapa 2 os candidatos que obtiverem grau igual ou superior a 6,0 (seis).
  10. Serão convocados para a etapa 3 apenas os candidatos aprovados na etapa 2 caso tenham dela participado.
  11. Após a etapa 3:
    a) A banca examinadora atribuirá a cada candidato um grau no processo seletivo, em escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), levando-se em consideração o curriculum vitae e o restante da documentação, bem como seu desempenho no exame escrito teórico, correspondente à etapa 2, e no exame oral, correspondente à etapa 3 (caso o candidato tenha participado dessas etapas).
    b) Serão considerados aprovados no processo seletivo de candidatos ao Mestrado e ao Doutorado em Estatística, os candidatos aprovados na etapa 1 ou na etapa 3, classificados de acordo com o grau final igual ou superior a 6,0 (seis). Os demais candidatos estarão eliminados.
    c) Serão selecionados, fazendo jus à matrícula para o primeiro período letivo de 2017, os candidatos aprovados no processo seletivo após a etapa 3, classificados de acordo com o grau final em ordem decrescente, dentro do número de vagas estabelecido no item 1.
  12. 11. O resultado oficial final do processo seletivo de candidatos à admissão para o Doutorado em Estatística, turma 2017-1, será divulgado pela Secretaria de Pós-Graduação do IM-UFRJ. Endereços para contato estão disponíveis no sítio do Programa de Pós-Graduação em Estatística (ver item 2 deste edital).

Informações adicionais podem ser obtidas junto à Secretaria da Pós-graduação do IM.
Endereço para contato:
Secretaria de Pós-graduação
IM-UFRJ
Av. Athos da Silveira Ramos, 149, Cidade Universitária Sala B107, Edifício do Centro de Tecnologia
Caixa Postal 68530
21941-909 Rio de Janeiro, RJ
Tel.: (21) 3938 7374
E-mail: posgrad@im.ufrj.br

 

Dani Gamerman
Coordenador do Programa
de Pós-Graduação em
Estatística
Walcy Santos
Diretora do Instituto
de Matemática